segunda-feira, 18 de abril de 2011

Viagens para Chernobyl

Em Chernobyl árvores crescem nos telhados, nas casas... em toda parte Enquanto ambientalistas, políticos e especialistas internacionais debatem as consequências do acidente de ChernoByl, os ucranianos corajosos fazem turismo na zona fechada. 
"Eu fiquei de boca aberta!" - é assim que caracterizam as suas impressões os membros de viagens a Chernobyl, e a cidade morta de Pripyat. A grande maioria dos participantes não podeь sobreviver por muito tempo o choque daquele que tinham visto e admitem nunca mais discordavam de ver de novo tudo isto. 
Andar dentro de edifícios de Chernobil e Prypyat é perigoso: a qualquer momento pode cair o teto
"Eu não diria que nas ruas está muito assustado. Impressionam muito os fatos que contam durante o passeio. E que a contaminação por radiação é pontual. Na calçada a nível pode ser 40-50 microroentgen, mas num buraco muito perto - 2000!" - disse uma participante de tour. 

Estas casas não têm nada de valor: todos os metais foram vendidos. Os organizadores argumentam que não há nada do extremo nesta viagem."O turismo extreme - é como ir a atravessar a Niagara, ou viagens em pontos quentes" - diz um senhor que durante o ano inteiro colecta dezenas pessoas para viagem a Chernobyl. "Algumas pessoas, têm experiência de simulador "Stalker", tentam entrar na zona e explorar os lugares que antes exploraram no jogo. É triste mas existem pessoas deste tipo "- acrescenta ele. Todos os meses a Chernobil visitam acerca de 200 pessoas. 

Pripyat, Abandoned City of Chernobyl


Pripyat é às vezes chamada de cidade-múmia: tem um corpo, mas sem alma .. 

Na capital, a organização de viagens a Chernobyl tratam cerca de 10 empresas. Mas, devido à sazonalidade das excursões (se reúnem na estação quente), algumas agências recusaram-los.
Os organizadores do passeio na zona de exclusão não cansam de repetir: o passeio é seguro para a saúde e legalmente regulamentado. Fazem transportes a Chernobil já há muito tempo. Ministério das Situações de Emergência dá autorização.
                                                                      
O custo desta viagem de um dia é cerca de $ 100. Os operadores turísticos dizem que está hesitante para agradar seus nervos é principalmente para pessoas com idade entre 22 a 35 anos. Os estrangeiros também vão, mas não frequentemente. Têm medo.
No geral, como em muitas questões de sua história, os ucranianos não conseguem encontrar uma resposta definitiva - o que Chernobyl hoje: é terrível desastre, uma lição para o futuro ou uma mina de ouro potencial. O estado está constantemente à procura de dinheiro para uma variedade de itens de segurança, também não tem tempo para uma posição clara.


Os organizadores da excursão dizem que as fronteiras de Chernobyl hoje são muito bem guardados



Um comentário:

  1. muito loko mas o maximo de tempo q se pode ficar em chernobyl é de 2hrs pois mais tempo pode causar problemas respiratórios e outros!

    ResponderExcluir