quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mochileiro de primeira viagem?




Idade? A de espírito jovem.
Sexo? Ambos.
Classe social? Todas, até as menos favorecidas, pois há fumantes em todas elas, e se você parar de fumar os dois maços por dia, no fim de um ano a economia será de + ou - R$ 800, e aí em vez de câncer no pulmão, você poderá passar uns 30 dias conhecendo a cultura andina, por exemplo.
Por outro lado, há os viajantes "endinheirados" que preferem viajar desta forma. É uma idéia extremamente equivocada dizer que o mochileiro viaja assim porque é barato, porque é sua última alternativa; ele viaja assim por que é a melhor forma, sua escolha e de quebra, economiza!
Profissão/ocupação? As mais variadas possíveis. Em três anos junto ao público constatamos a presença de médicos a frentistas, passando por empresários, advogados, mateiros, geólogos, turismólogos, jornalistas, publicitários, telefonistas, estudantes... enfim, pessoas inteligentes e conscientes, que querem extrair o máximo de suas viagens.
Principais exigências!
1 - vontade de conhecer (lugares, gente, culturas etc)
2 - respeito por esses lugares, gente, cultura, natureza etc
3 - ser você mesmo.
Meio-ambiente, cultura, aventura, sociedade e economia das diferentes partes do planeta são preocupações intrínsecas em uma viagem ao estilo backpacker (mochileiro, viajante independente).
Comportamento - Como dissemos acima, ser você mesmo, abusar da inteligência e curiosidade; ser, agir, andar e se vestir como se sentir melhor. No último quesito por exemplo, é perceptível a maneira simples como se vestem (calça, bermuda, camiseta, chinelo, tênis, bota, boné, agasalho - usa de tudo, conforme a ocasião. Uma bota para uma trilha, um boné para se proteger do sol e assim por diante).
As "tralhas" que carrega e/ou usa...
bem... uma boa mochila é claro. O tamanho vai depender para o que e quanto tempo usará. O modelo é uma questão de gosto. Acessórios para camping caso acampe (barraca, talheres, prato e copo, panela e N coisas disponíveis no mercado - vai depender do "grau de conforto" que pretende ter no acampamento). Produtos de higiene pessoal, protetor solar, repelente, os remédios (paliativos ou não) que costuma tomar quando tem algum problema como dores de cabeça, estômago, barriga etc. Filme e máquina fotográfica e tudo que ache que precisará e não lhe atrapalhará durante a viagem. Se uma bike, moto e/ou carro facilitar sua vida, nada impede que use.
Ah e o que é fundamental: I-N-F-O-R-M-A-Ç-Ã-O!!! (O que nós estamos trazendo mais e mais)
Viagem Econômica - economizar durante a viagem é uma característica marcante do público. Esticar o dinheiro para esticar a viagem é quase um lema. Não se trata de abrir mão do conforto (embora o faça com muita naturalidade), mas sim de pagar um preço justo pelo produto e/ou serviço que irá consumir. Muitas pessoas botam suas mochilas nas costas e até trabalham durante a viagem para prolongar os dias da, para muitos, realização de um sonho!
Existem inúmeras maneiras de "otimizar" a verba para viagem e isso irá depender muito de seu comportamento durante os "dias pé na estrada". Por exemplo:
Vai viajar em baixa temporada? É tudo de bom! Hospedagem muito mais barata, comida mais barata; tudo mais barato. Praias, cachoeiras, piscinas naturais, trilhas só pra você ou melhor, pra você e para outros como você.
Você se hospedará em campings? (Barateiam) Em alguns locais esse meio de hospedagem dificilmente é encontrado, mas é possível ficar em albergues, backpackers, hotéis e pousadas econômicas (dê uma olhada no GHEB.net -www.gheb.net )
Você irá cozinhar ou comerá na rua? Leve em conta que as comidas típicas em alguns restaurantes estilizados acabam saindo mais caro que a mesma refeição em um restaurante simples e limpo, sem o luxo visual do de uma grande rede. Por exemplo: Você está em lugar "hiper-turístico", o centro de uma cidade turística, aí bate aquela fome. Você quer pagar o triplo comendo onde todos os turistas comem? Claro que não. Como você é uma pessoa sensata e não está jogando dinheiro pela janela, irá comer onde os trabalhadores, o povo local come, é.....! Basta dar uma voltinha ao redor dos "chamarizes de turistas" que você encontrará um bom lugar à mesa. Se não encontrar, recorra ao supermercado como fazem muitos viajantes de carteirinha, agora se quiser esbanjar um pouco fique a vontade!
Tem intenção de pedir carona? No Brasil é um pouco complicado (nós já o fizemos e deu certo, mas, se quiser tentar é tudo por sua conta e risco), mas em diversas partes do mundo isso é aceito com muita naturalidade (você vai pra lá, eu também... por que não?)
Às vezes ir de bicicleta ou alugar uma no local, assim como carro, pode baratear alguns momentos - o negócio é fazer as contas na hora (quanto gastarei se alugar tal meio? quanto gastarei se for de ônibus? Em ambos os casos certamente você se perguntará: Economizarei em que mais? Com a comida? Posso dormir ou fazer um lanche no carro hoje (numa emergência)? Dependerá do que espera no dia, se o local por onde está é seguro pra fazer esse tipo de coisa etc, aí também entra a comunicação...
Fará passeios nesses lugares? (De barco, bug/jipe etc)
Alguns lugares requerem serviço de guia. Agências locais. Dependendo da localidade, encontrará aos montes - portanto, pesquisa nelas! Não se trata só de se informar sobre preço, mas também sobre o que oferecem. Se compensar pra você, vai nessa, pode sair mais barato do que você se meter a experto e querer fazer algo sozinho, sem orientação e se dar mal.
Também é possível contratar um guia autônomo ou ficar amigo de algum morador que conheça o local e tudo fica mais fácil e barato! Essa segunda opção não é coisa de interesseiro não, com certeza esse contato fará bem pra você e para o nativo.
Informação é a chave do negócio. Contatos com quem já foi e muita lida no Mochila Brasil e outras fontes, podem facilitar tudo!
Se for um "mochileiro comunicativo" certamente pode baratear sua viagem.De novo, a palavra de ordem é pesquisar e em fontes seguras! Dê crédito às publicações que realmente vão até as localidades (visitam os estabelecimentos indicados etc), como o Mochila Brasil/GHEB.net e que viajam como você.
Bem, esses são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração. Pense em mais algum ponto, com relação a "como você se comporta"; lembre-se que a viagem backpacker prima pela liberdade então no seu destino (literalmente) quem manda é você!!!
Mochileiro no exterior - a viagem ao estilo mochileiro é tradicional em inúmeros países e neles, os "pé na estrada" também são conhecidos como Independent traveller's, Budget Traveller's, Wildenerss traveller's, Backpackers e Mochileros (em homenagem a "los hermanos de latino america")

Nenhum comentário:

Postar um comentário