segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mochilão

Você sabe o que é um mochilão? Já pensou em fazer algum? Pode ser uma experiência incrível!
Muitas pessoas com espírito aventureiro, já tiveram vontade de saírem pelo mundo, com apenas uma mochila nas costas, para conhecer novas, culturas, lugares e pessoas. Pode até parecer loucura para alguns, porém para muita gente é a realização de um sonho. 


Mas quanto dinheiro é necessário para se fazer um mochilão? Quais os perigos que se pode enfrentar? O que se deve levar? Como é possível economizar? Essas são algumas dúvidas que vamos tirar para você!
A primeira coisa que uma pessoa precisa fazer antes de realizar uma viagem desse tipo é um planejamento, ele é fundamental para que sua aventura ocorra da melhor maneira possível. Obtenha informações sobre o lugar para onde está indo, pesquise sobre a religião, política, belezas naturais, costumes etc. Conhecer bem o local pode evitar que se passe por constrangimentos.

O valor de cada viagem vai variar, de acordo com o orçamento disponível de cada mochileiro. Normalmente quem faz um mochilão busca os menores preços, para que se possa conhecer o maior número de lugares gastando o mínimo possível. Para dormir, normalmente os lugares mais utilizados são os albergues, pois são os mais baratos. Existem até “carteirinhas de alberguitas”, que dão descontos nas hospedagens. Com elas, pode-se economizar um bom dinheiro em hospedagem.
 É recomendado que sempre que for sair do seu albergue leve consigo um meio para que se possa anotar tudo aquilo que está conhecendo. Essas informações serão muito úteis, se não no presente, no futuro quando for contar suas histórias para alguém. Uma câmera para os registros de suas viagens é sempre bem vinda. Aconselha-se a somente usar banheiros de albergues com um chinelo, nem que for uma havaiana, isso por que várias pessoas passam por lá tornando o lugar propicio para uma infecção. Portanto, prevenir-se é sempre bom.

Quanto às refeições, busque informações com nativos das cidades que você se encontra no momento, eles saberão lhe dizer, onde comer a melhor comida pelo menor preço.

Mochileiros experientes sempre falam que uma coisa essencial na viagem é ter sempre as mãos um rolo de papel higiênico. Pode parecer engaçado, mas muitos dizem que é algo indispensável. Para aqueles que bebem, o abridor não pode faltar, porém, tome cuidado, muitos desses são surrupiados em albergues. 
Algumas cidades possuem acesso gratuito a Internet, procure em bibliotecas publicas ou universidades, se você possui notebook, ainda tem a chance de utilizar a rede mundial de computadores em áreas com wireless, isso pode ser muito útil para obter informações e números úteis além de lhe manter informado sobre os acontecimentos do resto do mundo. A maioria das cidades possui um CENTRO DE INFORMAÇÃO AO TURISTA (CIT), nesse local, você pode descobrir sobre eventos que acontecem gratuitamente ou a preços acessíveis, no local onde está como: cinema, teatro ou festas, além de lhe informarem onde ficam todos os pontos turísticos do município.
Mais o que levar dentro mochila? O Que é recomendável que se use? 

É sempre aconselhado que se compre uma mochila impermeável. Existem vários tamanhos e estilos de mochilas, porém, antes de escolher uma você tem que ter em mente o quanto vai agüentar carregar. A partir da hora que uma mochila ultrapassa o seu peso, ela se torna inviável para fazer esse tipo viagem. Para homens, normalmente se compra mochilas de 65 litros de capacidade, que é o suficiente para a aventura, essa será a “mochila cargueira”, a mais importante, que vai conter tudo que você levou para sua viagem, ela fica geralmente guardada em seu alojamento. É preciso que se tenha também uma mochila menor, para ser usada durante o dia, é com ela que você sai durante o dia, essa é chamada de “mochila de ataque”. Nela se leva comida, água, documentos, papel higiênico, dinheiro (somente o necessário), câmeras fotográficas, celulares, guarda-chuva e tudo que for útil para uso imediato.

Os itens indispensáveis em sua “mochila cargueira”, que é tudo que você leva para fazer o mochilão, são:
* Os de higiene pessoal: (papel higiênico, pasta de dente, sabonete, escova, barbeador, creme de barbear e pós-barba (para homens), desodorante, pente ou escova de cabelo, protetor solar e labial, condicionador e shampoo, absorventes, esmaltes, lixas e produtos íntimos femininos (para mulheres).


* Toalha de banho.
* Câmera Fotográfica. 
* Celular.
* Chinelo
* Um tênis extra (de preferência impermeável).
* Capa de chuva ou guarda-chuva.
* 2 shorts ou sai extras, alem do que está no corpo, no total tem que haver 3.
* 2 blusas de manga cumprida.
* 3 calças
* 3 blusas
* 4 camisetas ou blusinhas de secagem rápidas.
* 3 peças de roupas intimas (calcinha, sutiã, cueca etc).
* Papel e canecas, ou algo do tipo para fazer anotações.
* Alimentos pequenos que sustentam como: Barras de cereais.
* Repelente.
* Saco de dormir.
* Protetor solar
* Óculos. 
* Documentos.
* Mapas.* Dicionário (caso esteja em outro país).
* Guias turísticos.
* lanterna
* Chapéus ou Bonés. * Documentos.
* Plihas
* Medicamentos como : bad-aids, analgésicos, antitérmicos etc.
* Talheres.
* Canivete Multiuso.
* Fotos de sua terra natal, como de jogadores de futebol (Ranaldinho, Kaká, Pelé...), podem te ajudar.
* Tocadores de musicas(Mp3, Mp4, Celulares...) São indispensáveis!
* Pen Drive
* Cadeados para trancar a mochila.
* Nunca esqueça dos carregadores dos itens eletrônicos.
Talvez você só tenha uma chance na vida de fazer um mochilão, então, aproveite o máximo possível! Viajar faz com que sua mente se abra, ensinando lições que permanecerão sempre presentes em sua memória. Por isso, por todos os lugares que passar, tente falar com o maior número de pessoas possível, conheça todos os lugares e a aprenda tudo que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário