quarta-feira, 18 de abril de 2012

O centenário do TITANIC


Do imponente e luxuoso Titanic restam apenas destroços e histórias que jamais foram esclarecidas. O centenário de uma das maiores tragédias marítimas não traz respostas sobre o acidente daquele abril de 1912, mas incita ainda mais a imaginação popular a respeito do naufrágio.



Afinal, a tragédia que causou furor no início do século 20 foi revisitada várias vezes pela televisão e cinema, tendo o auge em 1997, com o sucesso cinematográfico "Titanic", de James Cameron. 



O drama das 2.223 pessoas que estavam a bordo do transatlântico teve como pano de fundo a história de amor do casal Jack e Rose, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

O filme levou milhares de expectadores aos cinemas de todo mundo tornando ainda mais instigante a história do naufrágio do Titanic, o maior navio de passageiros construído até seu lançamento em 1912.




"Inafundável"

A grandiosidade do Titanic surgiu da disputa de mercado das empresas White Star Line com a Cunard Line, rival no setor e dona dos navios Lusitânia e Mauritânia, os maiores transatlânticos em operação na década de 1910.

O desafio da White Star Line era construir uma embarcação imponente, capaz de competir com as concorrentes. E a missão foi cumprida: após três anos de trabalho em um estaleiro na Irlanda do Norte ficava pronto o Titanic.

O considerado inafundável Titanic zarpou de Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912, para aquela que seria uma das maiores tragédias da navegaçãoO transatlântico era equipado com elevadores elétricos, piscina, ginásio, sala de ginástica, quadra de squash e até cabeleireiros. A decoração não poupou luxos, com móveis caros e painés de madeira esculpidos.



Mas a marca registrada do Titanic não foi o requinte das suas instalações. A fama de "inafundável" foi disseminada pela White Star Line, que fazia disso um atrativo para os futuros passageiros.



Porém, há exatos cem anos, o que era para ser uma embarcação segura tornou-se uma tragédia com 1.517 mortos.



Naufrágio

A viagem inaugural do Titanic tinha como destino Nova York, nos Estados Unidos. o transatlântico zarpou de Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912. Outras duas paradas ainda foram feitas: uma na França e outra na Irlanda.

Na noite do naufrágio, segundo relatos da época, o oceano estava calmo e fazia muito frio. O capitão do Titanic teria recebido informações sobre um grande número de icebergs na rota até Nova York e por isso modificou o curso previsto.






Às 23h40, dois funcionários que estavam posicionados no mastro do navio avistaram um iceberg. Após 47 segundos o bloco de gelo rasgara o casco do transatlântico provocando a tragédia.

Resgate

Por 2h40, passageiros e tripulantes lutaram pela sobrevivência, mas apenas 31,8% conseguiram sair com vida do incidente. Para o resgate, havia 20 botes, número insuficiente, considerando a quantidade de pessoas a bordo. 

Enquanto o transatlântico afundava, os sobreviventes aguardavam ajuda incerta, já que apenas um barco respondeu ao chamado do Titanic e foi ao local resgatar as vítimas.

História


Por 73 anos a localização dos destroços do Titanic se manteve um mistério. Uma expedição liderada pelo pesquisador Robert Ballard localizou o que sobrou da embarcação a aproximadamente quatro quilômetros de profundidade nas proximidades dos Grandes Bancos de Newfoundland, no Oceano Atlântico.


O lendário navio Titanic submerso para sempre

Desde a descoberta, mais de 6 mil peças do navio já foram retiradas, incluindo loças, itens de vestuário e partes do embarcação.


Transatlânticos



Se a grandiosidade do Titanic impressionava em 2012, cem anos depois o mercado de transatlânticos continua em expansão e aposta em navios suntuosos.


Desenho de Nathan Bueno
Taí um desenho de Minha Autoria
 O maior deles em atividade, tem capacidade para 5,4 mil passageiros e tem mais de 225 mil toneladas, proporções muito maiores do que as do Titanic.]


O também naufragado navio Costa Concordia

2 comentários:

  1. Titanic amo muito esse filme sei de tudo sobre ele... Foi uma pena ele ter cido afundado :( tão lindo que era.

    ResponderExcluir
  2. O filme, o barco tudo é uma história de emoções.
    O TITANIC é um barco com mais de 100 anos que nos deixou sempre a pergunta porque este navio.
    Eu adoro o TITANIC.

    ResponderExcluir