sábado, 18 de fevereiro de 2012

Dicas para melhorar seu idioma

Diversos idiomas


Hoje o mundo é bastante diferente de antigamente. Agora é possível falar com pessoas que moram em outra cidade, outro estado, e até em outro país.

Nessa questão temos o mundo dos negócios. Antigamente para entrar numa empresa bastava ter escolaridade, seja primeiro ou segundo grau, e em alguns casos ter curso superior.

Mas hoje, além disso, ainda é necessário falar ao menos dois idiomas, e a maioria opta como segundo idioma o inglês. Outras opções de idiomas são o espanhol e o francês, além de muitos outros.

O que importa é que para entrar no mercado de trabalho na maioria das vezes é necessário falar dois idiomas, e em alguns casos até três. E caso você saiba o inglês, a dica de terceiro idioma é o espanhol.

E não basta apenas ter um diploma dizendo que você fez um curso de inglês, é preciso realmente saber o idioma. Imagine a seguinte situação, vem um pessoal dos EUA para sua empresa, e é preciso que alguém recepcione os americanos, e por sorte ou azar você foi o escolhido. Você tem apenas o curso, mas não sabe realmente falar inglês, e isso irá se tornar um problema.

Dizem que “o único” jeito de realmente aprender um idioma é falando. Algumas pessoas dizem que é preciso passar um tempo nesse país para se acostumar com o idioma e voltar 100%. Mas saiba que não é preciso isso tudo, e nós temos algumas dicas para você melhorar sua língua estrangeira, seja ela qual for.


PENSE EM VOZ ALTA NESSE IDIOMA

Muitos de nós às vezes pensamos em voz alta, ou seja, estamos falando sozinho, mas estamos pensando sobre algo. Quando for fazer isso tente usar o idioma que você está aprendendo, muitas vezes acontecerá de você não saber a palavra, nesse caso faça um “enrolation” e usa a palavra em português com um sotaque diferente. Algumas dessas palavras que você não sabe voltarão a ser faladas em seu pensamento, e quando isso acontecer basta você ir ao Google Tradutor e descobrir como se diz a palavra nesse idioma, e quando ela aparecer novamente você já saberá o que usar.


LEIA AS LETRAS DE MÚSICAS DESSE IDIOMA

É certo que quase 100% da população gosta de música, alguns ouvem música de verdade, outros ouvem funks e etc.. Mas se você gostar de alguma música que esteja nesse idioma, que tal ir tentar cantar a música junto com o cantor. Essa dica serve para que você possa aprender a pronúncia das palavras, e também começar a compreender o idioma, já que normalmente os nativos desse país falam mais rápido do que quem apenas conhece o idioma.


ASSISTA VÍDEOS/FILMES NESSE IDIOMA

Que tal começar assistir vídeos/filmes nesse idioma. Primeiramente você começa com o áudio nessa língua e com as legendas em português, depois de um tempo você já pode tirar as legendas. Em filmes essa fase é bastante avançada, já que filmes são longos e precisam muita atenção, então comece a tirar a legenda apenas de vídeos que você assistir, que normalmente tem algo entre 1 e 10 minutos.


LEIA TEXTOS NESSE IDIOMA

Essa dica serve para que você possa compreender mais a língua escrita do que a falada, sem contar que aprender novas palavras é muito comum ao fazer isso. Procure alguns blogs em inglês de algo que você goste, e comece a ler. A dica é ler o artigo inteiro sem se preocupar se você está entendendo tudo, pois se isso não acontecer você terá que ler o artigo novamente, e conseguirá entender mais facilmente. Se encontrar alguma palavra que você não entenda pode usar o Google Tradutor, mas lembre-se de procurar apenas algumas palavras. Nada de usar o Tradutor depois de ler o artigo para ver se você entendeu tudo, isso faz seu cérebro ficar preguiçoso, quando você lê apenas nesse idioma, e depois vai embora, mesmo sem entender tudo, seu cérebro é obrigado a tentar buscar cada vez mais formas de ultrapassar as palavras que não conhece e compreender totalmente o texto.


PROCURE OUTRAS PALAVRAS

Isso você deve usar na hora que estiver falando o idioma, se você quiser dizer algo, e não souber a palavra correta, use outra. Isso funciona em qualquer idioma, diferentes palavras que significam praticamente a mesma coisa.

Essas dicas vão ajudar você nessa língua estrangeira, digo por experiência própria que elas realmente servem, pois estou fazendo um curso de inglês e estou apenas na metade, mas se me colocassem só para falar o inglês, conseguiria-me virar bem. Essas dicas mostram a você uma das coisas mais importantes da vida, que é preciso praticar, e como diria aquela famosa frase: “O que não se usa, enferruja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário