quarta-feira, 6 de abril de 2011

TOP 10 : Esportes mais perigosos

:10 - Rafting : Um esporte divertido, principalmente quando praticado em grupo. Divertido, porém, também tem seus riscos… São eles : chocar-se em alta velocidade com as rochas, ser lançado para fora e/ou afogar-se. Fraturas ósseas, lesões musculares ou em articulações (principalmente nos joelhos) são ferimentos comuns. Tem também o risco de um “errinho” na rota, dando de cara com aquelas “pequenas” cachoeiras… sabe ?

9 - BMX : “Acrobacias” com as bikes também podem ser perigosas. Grant Hansen, da BMXtreme, que diga. Já teve desligamento no ombro, coágulo nos joelhos e incontáveis cortes de vários níveis. Não há mortes constatadas… mas ferimentos ? Inúmeros.

8 - Mountain Climbing : Escalada de Montanhas. Esse esporte oferece diversos riscos, tais como : torção dos tornozelos, lesões musculares, ruptura de ligamentos, fraturas ósseas, congelamento de membros devido a baixas temperaturas (levando até a amputação), entre outros. Se isso ocorre no cume de alguma montanha, o atleta ainda tem de enfrentar a descida. Existem também as mudanças bruscas de tempo, que além de prejudicar o trajeto, podem impossibilitar a subida de um helicóptero para um possível resgate. 




7 - Street Luging : Esporte criado nos anos 70 pelos Californianos. Nessa época os adeptos já se jogavam para baixo nas estradas com seus “Carrinhos de Rolimã”, mas ainda não havia esse movimento CAÓTICO de veículos nas ruas. Nos dias de hoje, apesar dos equipamentos como roupas reforçadas em couro e capacetes modernos, quem garante que um carro ou caminhão irá vê-lo descendo uma estrada em alta velocidade ?


6 - Big-Wave Surf : Ondas grandes, extremamente grandes. O esporte cresce cada vez mais e nosso Brasil tem atletas no topo da cena mundial. Um esporte de técnica, preparo, coragem e conhecimento do mar. Os
acidentes podem ser fatais, podendo o atleta ser puxado para baixo pela corrente, se arrebentar em pedras e corais ou ser atingido pela prancha. Apesar disso, a perseguição pela onda de 100 pés (33m) não para. 

5 - Tourada : Imagina tomar um belo pisão ou um coice de um bicho de 850kg no meio do crânio ? Pode ter certeza que o próximo passo é no MÍNIMO uma ambulância. Mesmo usando protetores maxilares e cranianos, as lesões na cabeça e no cérebro podem ser sérias.



Coitado

4 - Cave Diving : Mergulho em Cavernas. Problemas como a hipotermia, baixa visibilidade, perda de ar e falhas nas lanteras são apenas alguns dos perigos nesse esporte. Ao contrário do mergulho em mar aberto, em caso de problemas não é só ir á superfície para respirar, em uma dessas daria de cabeça com alguma pedra. Mesmo o mergulhador sendo experiente, o esporte é arriscado… a maioria das vítimas estavam acompanhadas de instrutores e mergulhadores profissionais (ou era um deles).
Muito massa

3 - Scuba Diving : O Mergulho com Cilindro pode não parecer tão perigoso, mas isso depende do modo praticado. Quando feito em altas profundidades e área de risco, torna-se o 3º esporte mais perigoso do mundo. A subida do mergulhador, se feita rapidamente, pode causar sérios problemas de descompressão na medula espinhal, cérebro e pulmões. Sem mencionar os tubarões famintos que podem passar por perto.

Mergulhar com tubaroes: o melhor local e a Bahamas

2 - Heliski : Mesmo as cenas de Ski mais radicais do filme James Bond não são NADA perto do que os Heli-skiers fazem. Os Heli-skiers são levados por helicópteros até o topo de montanhas muitas vezes ”virgens”, saltam dos helicópteros e “botam” pra baixo nas montanhas. Os riscos são as avalanches, mudanças de tempo deixando-os “encalhados” ou até mesmo de algum acidente durante trajeto de helicóptero da base até o topo. Apesar de ser um esporte caro por seus acessórios e o transporte com helicóptero, o esporte possui muitos praticantes.
1 - Base JumpÉ um pássaro, avião… ? No Base Jump, o pára-quedista se arremessa de lugares inusitados (edifícios, antenas, penhascos, etc) com nada mais que um pára-quedas. Os riscos são : a abertura atrasada do pára-quedas (devido a baixa altura dos picos que os saltos são realizados) ou então o choque com algum objeto/estrutura. De acordo com estatísticas, de 5 a 15 pessoas morrem ao menos por uma boa razão por ano praticando o esporte (média baixa, vai…).

Nenhum comentário:

Postar um comentário