quinta-feira, 5 de maio de 2011

As 7 maravilhas do mundo moderno

 A Grande Muralha da China

 

Para se protegerem ou separarem, os homens constroem muros desde a Antigüidade. O exemplo mais ancestral é o da Grande Muralha da China, com seus 3.460 quilômetros de extensão, mais outros 2.860 quilômetros de ramificações. Formidável obra de defesa militar, em alguns pontos com 16,5 metros de altura e torres invariavelmente erguidas a cada 60 metros, ela serviu de fronteira durante mil anos. Seus primeiros sinais remontamao século VII antes de nossa era.





 Ruínas de Petra - Jordânia
 

Petra (9 a.C. - 40 d.C), Jordânia. Na extremidade do Deserto árabe, Petra era a capital reluzente do império dos Nabateus, na época do Rei Aretas IV (9 a.C. - 40 d.C.).  Mestres em tecnologia para o abastecimento de água, os nabateus  construiram grandes túneis e câmaras  com esse propósito, além de um teatro,  calcado em
protótipos grego-romanos, para uma audiência de 4.000 pessoas. Hoje, as Tumbas do Palácio de Petra, com uma fachada de 42 metros de altura  (El-Deir Monastério),  são um exemplo impressionante de cultura do Oriente Médio.


 People gather at the ancient ruins of Petra for a Memorial service to celebrate the life of the opera singer Luciano Pavarotti as part of the Salute Petra event  on October 11, 2008 in Petra, Jordan. Salute Petra is a three day event organised by Harvey Goldsmith and Nicoletta Pavarotti celebrating the life of the opera singer Luciano Pavarotti. The weekend takes place on the anniversary of his birthday, the 12th October. Due to Pavarotti's friendship with the Jordanian Royal Family, HRH Princess Haya of Jordan and the Government of Jordan have allowed the weekend to take place at the UNESCO World Heritage Site of Petra and will include a gala dinner and concert in the ancient city.


Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil

 Cristo Redentor, Rio de Janeiro 1024x768 Papel de Parede Wallpaper
  Um dos mais belos símbolos do Rio de Janeiro, situado no topo do Morro do Corcovado, a 710 metros do nível do mar, o monumento mede 38 metros de altura - contando com o pedestal, onde há uma capela - e pesa 1.145 toneladas. Foi concebida pelo escultor francês Paul Landowski e   esculpida por Heitor da Silva Costa. A estátua
levou cinco anos para ser construída, tendo sido  inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Tornou-se o símbolo da cidade do Rio de Janeiro.



Machu Picchu (1460-1470), Peru

 

No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazônica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Foi redescoberta por Hiram Bingham em 1911.
 


A Pirâmide de Chichén Itzá, México


A pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.), Península de Yucatan, México, Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.


Coliseu de Roma, Itália

Este grandioso anfiteatro foi construído no centro de Roma no ano 82 d.C. em honra aos legionários vitoriosos e para celebrar a glória do império romano. O seu design conceitual mantém a atualidade até os nossos dias, uma vez que, passados cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do designoriginal do Coliseu. É através do cinema e dos livros de História que hoje temos noção das lutas cruéis e dos jogos que tinham lugar nesta arena, para júbilo dos espectadores.

 

 Taj-Mahal, Agra, India

 
Este imenso mausoléu foi construído em 1630 d.C. por ordem do Xá Jahan, o quinto imperador mogul muçulmano, em memória da sua falecida e adorada esposa. Construído em mármore branco e rodeado de maravilhosos e elaborados jardins, o Taj Mahal é considerado uma das mais perfeitas jóias da arte muçulmana na Índia. O imperador acabou por ser preso e, segundo se conta, daí em diante só conseguia ver o Taj Mahal a partir da pequena janela da sua cela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário